Os melhores jogos do Homem-Aranha da 5ª, 6ª e 7ª geração

O vídeo gameplay do novo Marvel Spider-Man para PlayStation 4, apresentado na E3 2017, me fez lembrar de todos os jogos do Homem-Aranha que já joguei. Desde a quinta geração de consoles, acompanhei os games do herói, uns baseados nos filmes e outros com uma narrativa original, inspirada em tramas das HQ’s.

O exclusivo da Sony segue essa segunda linha, prometendo uma história inédita com aparições de o Rei do Crime, Mr. Negative e outros que ainda devem ser revelados. A minha expectativa é que esse seja o melhor jogo do Homem-Aranha já lançado.

jogos-do-homem-aranha
Arte utilizada na capa do jogo Spider-Man, lançado em 2000

O MELHOR DO ARANHA NA 5ª GEN
A primeira franquia de jogos do Aranha que joguei foi, talvez, a melhor entre as outras que surgiram. Spider-Man e Spider-Man 2: Enter Electro foram produzidos com a mesma engine do consagrado Tony Hawk’s Pro Skater, disponíveis para PC, Dreamcast, Nintendo 64 e PlayStation.

De gênero ação e aventura, o jogo é ambientado em espaços internos e externos, com a cidade tomada por um gás tóxico que impede os jogadores de descer dos prédios — um bom pretexto para limitar as áreas exploráveis do jogo, que de quebra dá uma sensação de mundo aberto.

A história do jogo é dividida em fases. Como na época não existiam legendas e meu listening em inglês não permitia entender os detalhes da trama, o enredo passava batido. Mas a aparição de diversos vilões e personagens aclamados da série já era satisfatória o suficiente para que eu deixasse as CG’s rolarem.

Venom, Demolidor, Gata Negra, Tocha Humana, Justiceiro e Capitão América são os aliados que dão as caras, e os vilões são Rino, Escorpião, Mysterio, Dr. Octopus e Carnificina. Spider-Man 2: Enter Electro, também conta com uma lista seleta de vilões: Shocker, Homem-Areia, Cabeça de Martelo, Lagarto e Electro.

spider-man-enter-electro
Homem-Aranha enfrenta o Shocker em Spider-Man 2: Enter Electro

Os visuais do game são bonitos, com cores vibrantes que remetem aos desenhos antigos. A jogabilidade é intuitiva, proporcionando fluidez ao combate e ao deslocamento do personagem. Uma experiência agradável. Você pode atirar teias para neutralizar e causar danos nos inimigos, fortificar seus golpes e até criar um casulo de proteção. A teia do Aranha é finita, devendo ser abastecida com itens encontrados no decorrer do jogo, assim como os kits de cura para o HP do personagem.

O MELHOR DO ARANHA NA 6ª GEN
Para a geração do PlayStation 2, Xbox, PC e GameCube, o melhor game que joguei do Aranha foi Ultimate Spider-Man. Esse pode ser considerado, de fato, mundo aberto, o qual permite ao jogador explorar Manhattan livremente com o herói. Enquanto você desfila entre os arranha-céus, parques e bairros da cidade, é possível atender a pedidos de socorro aleatórios na rua — assaltos, brigas, fugas, entre outros. Também há minigames com provas de corrida e combate para você superar.

Baseado na série de HQ’s Ultimate, o jogo apresenta o Peter Parker e sua namorada Mary Jane jovens. As CG’s acontecem em um visual de quadrinhos, e os gráficos também fazem referência aos HQ’s com visuais cartunizados, muito semelhantes às técnicas de ilustração em cel-shading.

spider-man-quadrinhos-jogo
As CG’s de Ultimate Spider-Man se desenrolam em visual inspirado em quadrinhos

Um aspecto que me agrada bastante é a mecânica da teia: só é possível lança-la quando há estruturas para sustentá-las, como prédios, postes e árvores. E elas realmente ficam fixadas nas superfícies, mesmo depois que o Aranha as larga.

A história começa com Peter Parker derrotando Venom no colégio, cuja simbionte está hospedada em Eddie Brock. Depois de um tempo, o vilão ressurge e começa a ‘absorver’ pessoas pela cidade para se fortalecer. Durante o jogo, você também controla Venom em sua misteriosa jornada.

venom-x-spider-man
Venom é o principal vilão em Ultimate Spider-Man. O jogo apresenta visuais cartunescos

A trama desenrola numa perseguição incansável atrás do Venom, e envolve muitos personagens da Marvel. Wolverine, Tocha Humana, membros da organização SHIELD, Rino, Sabre de Prata, Bolivar Trask, Abutre, Besouro, Duende Verde, Electro e Carnificina marcam presença. Um dos pontos negativos é a obrigatoriedade em cumprir missões paralelas e minigames para destravar a história.

O MELHOR DO ARANHA NA 7ª GEN
Lançado para PlayStation 3, Xbox 360, Wii e PC, Spider-Man: Shattered Dimensions é o melhor jogo do lançador-de-teia que finalizei na sétima geração de consoles. Nesse game, você controla o herói em quatro universos alternativos, que apresentam diferentes técnicas de combate.

Com o Amazing Spider-Man, que veste o tradicional uniforme azul e vermelho do herói, você utiliza a teia para realizar ataques combinados com o ambiente e combate corpo-a-corpo. Já com o Ultimate Spider-Man, que está com o uniforme preto, é possível gerar extensões espinhosas oriundas da simbionte para ferir os inimigos.

Na versão Noir, o Aranha usa táticas stealth para derrotar os vilões na surdina, no melhor estilo Splinter Cell e Metal Gear Solid. Por fim, com o Spider-Man 2099, você recorre a tecnologias avançadas, saltos altos e acrobacias para vencer os inimigos. Essa variedade é o ponto mais alto de Shattered Dimensions, que torna o jogo versátil em questão de jogabilidade.

shattered-dimensions-game
Versão Amazing do Aranha em Shattered Dimensions enfrentando o Fanático

Essa salada de estilos do Aranha é justificada no enredo do game. Após o personagem batalhar contra Mysterio, um artefato chamado “A tábua da ordem e do caos” se divide em quatro partes. Isso causa problemas na realidade, o que faz a Madame Teia chamar as quatro versões do Aranha para reverter a situação. Eles devem buscar os pedaços desse artefato que se perderam em quatro dimensões, e que agora estão na mão de diferentes vilões.

E são muitos vilões para enfrentar, cada um deles caracterizado de acordo com as diferentes dimensões. Com o Amazing, temos pela frente Kraven, Fanático, Homem-Areia e Consertador. Já com o Ultimate, os vilões são Deadpool, Electro e Carnificina. Na dimensão de 2099; Duende Macabro, Escorpião, Cabelo de Prata e Dra. Octopus. Por fim, com o Noir de 1930, enfrentamos Duende Verde, Cabeça de Martelo, Bumerangue e Abutre. Na batalha final contra Mysterio, controlamos as quatro versões do Aranha, que vão alternando conforme a batalha avança.

spider-man-noir-jogo
Spider-Man versão Noir, em Shattered Dimensions, enfrentando o Cabeça de Martelo

ESPAÇO ABERTO
Tem algum jogo do Aranha que você considera melhor do esses? Quer falar de alguma franquia do herói para gerações mais antigas? O que espera do novo Marvel Spider Man para PlayStation 4?

Deixe seu comentário 🙂

2 comentários em “Os melhores jogos do Homem-Aranha da 5ª, 6ª e 7ª geração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.