Dragon Ball Fighter Z dá indícios de que será competitivo

fighter-z-competitivo

Duelo entre Goku e Vegeta em Dragon Ball Fighter Z

Desde que foi anunciado na E3 2017, Dragon Ball Fighter Z se tornou um dos jogos de maior hype — publicidade extravagante. Mas como poucos tiveram oportunidade de jogá-lo, toda essa expectativa acaba concentrada no visual 2,5D.

É preciso entender melhor o que está por vir em termos de jogabilidade. Até porque, são elementos dessa camada que determinam a qualidade de um jogo, e não os gráficos.

E o que chama atenção em Fighter Z são os indícios de que o jogo será competitivo. Quem sabe não seria mais candidato à famigerada lista de eSports?

FALTA DINÂMICA
Para que Fighter Z se torne o jogo de Dragon Ball que todo o fã esperava, é necessário trazer algo que o diferencie — e muito — dos demais jogos da série. Afinal, Sparking, Budokai Tenkaichi, Burst Limit, Raging Blast, Battle Z, Xenoverse e entre outras franquias do anime estão repletas de ‘mais do mesmo’.

Nessas edições, a mecânica de luta requer muitas interrupções para que os personagens carreguem suas barras de energia. Só assim é possível dar continuidade ao combate, totalmente baseado em especiais, combos e transformação dos próprios personagens em Super Saiyajins 1, 2, 3, 4….

Esse sistema está fadado ao tédio, pois proporciona uma repetitividade de ações que compromete toda dinâmica do jogo. Fighter Z precisa fugir disso, e há indícios de que irá.

COMPETITIVIDADE
Conforme noticiou a IGN Brasil, cada personagem terá uma performance diferente nos combates devido à distinção entre os atributos de poder, velocidade, alcance, técnica e energia.

O Piccolo, por exemplo, é um personagem que pode agarrar oponentes com braços e técnicas que quebram a guarda, além de disparar golpes em alta velocidade.

Já o Kuririn luta melhor à distância e possui golpes que não podem ser defendidos — pressupõe-se o Kienzan. Como não comparar com o golpe Galactica Phantom do Ralf, personagem de The King of Fighters? (Aquele soco indefensável).

Galactica-Phantom-Ralf-KOF

Ralf se preparando para mandar um Galactica Phantom (o soco indefensável) em The King of Fighters

Como as batalhas serão em trio, cada jogador deverá escolher os integrantes da sua equipe com uma estratégia adequada ao seu estilo de luta. Será possível, nessa lógica, balancear o time com personagens que lutam à distância, com mais força de ataque, maior velocidade de golpes, entre outros.

Nesse contexto, espera-se o anúncio de mais personagens jogáveis, o que tornaria o sistema competitivo mais versátil. Até agora, há 9 confirmados: Trunks, Cell, Freeza, Gohan, Goku, Majin Buu e Vegeta, além dos já citados Piccolo e Kuririn.

batalha-em-trio

As batalhas em Dragon Ball Fighter Z serão realizadas entre trios

GRÁFICOS EM HARMONIA
Além de impressionar, o visual de Fighter Z deve garantir uma jogabilidade mais fluida à proposta da jogabilidade, similar com o que a Capcom fez em Street Fighter IV.

Ao deixar de lado a câmera atrás do personagem, usada exaustivamente nos recentes jogos de Dragon Ball, Fighter Z elimina a divisão de telas do modo cooperativo offline. Além disso, agrupa todos os eventos do jogo em uma perspectiva só, resolvendo o incomodo de perder o adversário de vista, que acontecia muito nos outros.

visual-2.5d-fighter-z

O visual de Fighter Z agrupa todos os eventos do jogo em uma perspectiva só

FIDELIDADE AO MANGÁ
Os desenvolvedores de Fighter Z tomaram o cuidado de se inspirar nos quadrinhos de Dragon Ball para desenhar a movimentação dos personagens. IKevinX, usuário do YouTube, montou diversos vídeos que mostram como os traços dos mangás foram utilizados no jogo.

Confira abaixo as referências de diversos personagens de Fighter Z:

um comentário

  1. […] os acontecimentos antes dos episódios do vivenciados por Max em Arcadia Bay. O segundo game é Dragon Ball Fighter Z, jogo de luta em versão três versos três com gráficos em 2,5D, muito próximos ao do famoso […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Arkade

Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

Murillo Magaroti

Jornalista e escritor