Linguagem em jogos online exemplifica a função comunidade dos games

Quem jogou Ragnarok Online deve estar familiarizado com siglas como WoE, evento que rolava toda quarta e domingo. Para quem jogou Tibia Online, deve ser fácil lembrar o que é uma BP de SD, IH ou UH, muito anunciadas no mercado global do clássico MMORPG.

Recentemente, comecei jogar o famigerado “lolzin” (League of Legends), e logo me deparei com um monte de siglas pelo chat. É MID pra lá, BOT pra cá, TOP, JG, ADC, OP, MIA entre outros.

Para complicar mais ainda, as abreviações são oriundas de palavras em inglês. Exemplo? Todas citadas até agora derivam justamente dessa língua. WoE = War of Emperium (Guerra do Emperium). BP = Backpack (mochila). OP = Overpower (superior).

siglas-em-jogos-online

Mas por que será que os jogadores se comunicam dessa forma? É realmente necessário consolidar uma literatura técnica ou isso é um simples capricho? Para entender melhor essa questão, é fundamental conhecer o conceito de jogo, que vai muito além do que um mero entretenimento.

O QUE É UM JOGO?
Mais do que um passatempo, é necessário entender o jogo eletrônico como uma mídia. Embora esse assunto mereça uma discussão mais profunda, tomo a liberdade para explicá-lo brevemente.

A grosso modo, o jogo é um produto que, por meio da tecnologia, aglutina diversas funções, tornando-se uma estrutura difusora de informações. Essencialmente, é uma brincadeira de “como se fosse”, no qual o jogador voluntariamente aceita participar de um determinado sistema de regras e objetivos.

Somado a isso, o jogo também possui símbolos, poética e experiências do real, as quais constroem retóricas e contam histórias. Ele também proporciona sentimentos como atenção, interesse, comoção, ódio e satisfação, o que o caracteriza como um corpo vinculante.

Há uma lista enorme de incumbências, mas onde quero chegar é no fator comunidade, o qual justifica a presença massiva de siglas e estrangeirismos na comunicação entre jogadores.

UMA EXTENSÃO DE NÓS
A função comunidade é muito mais marcante em jogos online, pois eles se baseiam na presença simultânea de diversas pessoas em um mundo dotado de regras, valores e identidades. Lá, os jogadores compartilham interesses em comum para atingir determinados objetivos.

Dessa forma, o jogo online (principalmente um MMORPG ou um MOBA) organiza os jogadores em comunidade, no qual a comunicação entre os usuários se torna um fator crucial. E como o jogo online se passa em um mundo único, com regras e objetivos específicos, é natural que ele apresente termos técnicos relacionados à sua proposta, o que consequentemente é adotado na linguagem dos jogadores.

Tais termos são abreviados em siglas devido ao fenômeno comum da comunicação moderna, a qual cria acrônimos para encurtar grupos de palavras extensas.

Já o estrangeirismo é uma construção cultural, pois os jogos online mais antigos não possuíam versões em português e nem servidores na América Latina. Portanto, o jogador era obrigado a compreender o inglês (predominante na maioria dos jogos) para ficarem cientes dos seus objetivos, interagir com NPCs e conversar com outros jogadores online.

Ou seja, a comunicação de um jogo online reflete o que ser humano sempre fez quando se organizou em comunidade. Afinal, identificar códigos e simplificar significados é uma ferramenta natural para transmitir e receber conhecimento entre semelhantes.

O noob (novato em um jogo) é como uma pessoa de uma cultura X fazendo contato com outra pessoa de uma cultura Y pela primeira vez.  Ambos devem se submeter a um processo de adaptação.

Então, lembrem-se: quando começarem um jogo online, não estarão apenas apreciando um tipo de entretenimento, mas também vivendo em uma comunidade nova. Pois os games também são capazes de colocar o jogador em uma extensão do que é o ser humano.

Um comentário em “Linguagem em jogos online exemplifica a função comunidade dos games

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.