GOTY e o Oscar dos games

A premiação mais importante que um jogo pode receber é chamada de GOTY, que se refere às inicias de Game of the Year (ou Jogo do Ano, em português). Esse título é concedido por diferentes organizações especializadas em jogos eletrônicos, como Eurogamer, IGN, GameSpot, Metacritic, BAFTA, entre outras.

Mas esse tipo de atração só foi ganhar relevância em 2003, quando foi realizada a primeira edição da Video Game Awards pelo canal americano Spike. Hoje chamada de The Game Awards, a premiação é convencionalmente considerada como o Oscar dos games.

Realizada anualmente em dezembro, a The Game Awards concede prêmios para games de diversas plataformas, como mobile, VR e eSports, além de apresentar prévias de jogos que serão lançados. O programa é transmitido gratuitamente pela Internet.

trofeu-goty-game-awards

Troféu concedido pela The Game Awards para o melhor jogo do ano

CONTEXTO DO PROGRAMA
A VGA da Spike, posteriormente chamada de VGX, trouxe um modelo mais completo para condecorar os desenvolvimentos da indústria. Além de uma cerimônia transmitida na TV, a premiação da Spike contava com um júri composto por desenvolvedores, jogadores e personalidades famosas do segmento.

Democrática, as premiações da VGX também envolviam muitos jogos devido à sua grande diversidade de categorias, como melhor jogo de tiro, melhor direção, melhor design de áudio e outras.

Embora fossem surgindo mais categorias a cada nova edição, o mais importante sempre foi o GOTY, que pode ser comparado ao Oscar de melhor filme do ano. É natural, portanto, que o público confunda esse título com o nome da atração.

Apesar do sucesso, a Spike decidiu abandonar o projeto da premiação em 2013. Dessa forma, Geoff Keighley, jornalista e apresentador da VGX, deu continuidade à atração com transmissão via YouTube, Twitch, IGN, Steam e muitos outros canais da Internet, nomeando-a para The Game Awards.

JÁ É GOTY
De 2003 a 2013, a VGX concedeu o título de GOTY para Madden NFL 2004, GTA: San Andreas, Resident Evil 4, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Bioshock, GTA IV, Uncharted 2: Among Thieves, Red Dead Redemption, The Elder Scrolls V: Skyrim, The Walking Dead: The Game e GTA V, respectivamente.

De 2013 a 2016, os títulos de GOTY da The Game Awards foram para Dragon Age: Inquisition, The Witcher 3: Wild Hunt e Overwatch, respectivamente.

O NOVO GOTY
Os concorrentes para GOTY de 2017 são The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), Persona 5 e Horizon Zero Dawn.

Para conferir os indicados das demais categorias, acesse o site da The Game Awards. A cerimônia da premiação será realizada no próximo dia 07 de dezembro. No Brasil, a transmissão ao vivo começa às 23:30. Clique aqui e escolha a plataforma em que deseja assistir.

Anúncios

6 Comentários

  1. […] de desafio nos games, e com muita qualidade. Está na hora da From Software ser laureada pela The Game Awards. Ademais, menções necessárias à Naughty Dog, Rockstar Games e Valve, além da Capcom que vem se […]

    Curtir

  2. […] de final de ano, no dia 06 de dezembro, a cerimônia do The Game Awards — considerado o Oscar do videogame — apresentou os melhores jogos do ano de 2018. Na principal categoria, chamada Game of the Year […]

    Curtir

  3. […] pela Rockstar Games, GTA IV é o sexto título da série Grand Theft Auto. O jogo recebeu o prêmio Game of the Year da principal premiação da indústria, além de envergar uma nota de 98/100 na […]

    Curtir

  4. […] pela Rockstar Games, GTA IV é o sexto título da série Grand Theft Auto. O jogo recebeu o prêmio Game of the Year da principal premiação da indústria, além de envergar uma nota de 98/100 na […]

    Curtir

  5. […] cerimônia de premiação da Game Awards 2017, considerada o Oscar dos games, aconteceu na primeira quinta-feira de dezembro, dia 07. Como já era esperado, The Legend of […]

    Curtir

  6. […] cerimônia de premiação da Game Awards 2017, considerada o Oscar dos games, aconteceu na primeira quinta-feira de dezembro, dia 07. Como já era esperado, The Legend of […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: