Yu-Gi-Oh! World Championship 2008 ainda está no topo do meu ranking

Lançado em novembro de 2007 para Nintendo DS no Japão, Yu-Gi-Oh! World Championship 2008 é um jogo de cartas baseado na homônima franquia oriental, a qual também conta com mangás, animes, livros, entre outros.

Embora tenha sido desenvolvido e publicado pela Konami, o jogo não segue o sistema TGC (Trading Card Game) padronizado pela empresa. Está baseado no OCG (Official Card Game), que possui regras diferenciadas e cartas inéditas até então.

Esse detalhe técnico é importante, principalmente para os jogadores mais assíduos de Yu-Gi-Oh!, pois proporciona discriminações em relação a cartas proibidas, normas específicas para execução de Chain Links etc.

yu-gi-oh-nintendo-ds
O card game é baseado na franquia oriental Yu-Gi-Oh!

CAMPANHA
O jogador deve dar nome e aparência ao seu avatar antes de iniciar a campanha principal. Chamada de “Duel World”, a aventura envolve diversos estágios com inimigos e chefes que utilizam baralhos com estratégias específicas.

Durante as batalhas, os monstros aparecem em animação 3D, o que garante mais interatividade ao jogo. Um trabalho excelente da Konami, uma vez que Yu-Gi-Oh! World Championship 2008 possui uma grande quantidade de cartas, o que deve ter exigido bastante esforço da equipe para animar cada criatura.

No começo da campanha, o jogador possui um baralho padronizado, mas ele pode ir personalizando de acordo com os limites, regras e desafios de cada situação. Novas cartas podem ser adquiridas ao vencer determinados oponentes ou em pacotinhos comprados com dinheiro acumulado por vitórias.

Há oponentes que elevam bastante o nível de dificuldade, desafiando o jogador a montar baralhos específicos e de acordo com as regras que impostas por eles. Isso aumenta a emoção ao longo da campanha e gera maior engajamento.

Yu-Gi-Oh-World-Championship-2008
A animação das criaturas são mostradas durante na etapa de batalha dos duelos

OUTROS MODOS
No outro modo do jogo, chamado de “World Championship”, é possível duelar novamente contra oponentes derrotados na campanha e, também, liberar inimigos secretos por meio de desafios. Entre eles, estão personagens aclamados da série Yu-Gi-Oh! — Seto Kaiba, Maximillion Pegasus, Syrus Truesdale etc.

Também é possível duelar com amigos localmente ou online. Além de garantir mais  horas de jogo aos aficionados por x1 (disputa mano a mano), essas opções secundárias proporcionam maior competitividade ao game.

Como as possibilidades de estratégias são imensuráveis, dada a grande quantidade de cartas que o jogo dispõe, as disputas ficam bem acirradas. Cada jogador, ainda, pode salvar infinitos modelos de baralho, o que facilita a alternância de estratégias.

card-game-yu-gi-oh
Um dos principais atrativos do jogo é a quantidade de cartas

CONCLUSÃO
Jogos de cartas podem ser compreendidos como jogos de sorte. Mas as possibilidades de influenciar nesse caos por meio de diferentes estratégias torna a experiência mais agradável e justa. Por isso que jogos como Yu-Gi-Oh são tão aclamados, pois permitem combinar efeitos, alinhar estilos de ataque, defesa e outros elementos que exercitam a capacidade estratégica de cada jogador.

Ao oferecer muitas opções de cartas, Yu-Gi-Oh! World Championship 2008 amplia as propostas de cada jogador. Só que para isso, é preciso derrotar muitos oponentes para ter uma coleção vantajosa. Motivo da minha jogatina ter superado 300h e figurar no topo do ranking de games que investi tempo.

Caso você tenha um perfil impaciente — do tipo que não aguenta passar cinco minutos lendo descrições de cartas —, deve passar longe desse jogo. Mas quem se identifica com a proposta e, principalmente, é fã da franquia, irá divertir sem ver o tempo passar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.