Goku como quebra de paradigma em perfil jornalístico

A grosso modo, o perfil jornalístico é um tipo de texto que dá enfoque para celebridades, artistas e pessoas populares, sintetizando destaques que compõem suas histórias de vida, sempre de acordo com o projeto editorial de cada veículo.

Na edição 106 da revista NintendoBlast, tive a oportunidade de assinar um texto deste caráter, mas com uma curiosidade: o enfoque foi Goku, protagonista da série Dragon Ball e um dos personagens mais conhecidos de todos os animes.

A escolha da pauta representa uma quebra da paradigma ao retratar o personagem em um gênero jornalístico dedicado a tratar do “real”, colocando em discussão, ainda, o limite que separa a ficção do “palpável”.

Reunir as informações do herói e conciliar a vasta quantidade de material apurado para um texto de até 2,5 mil toques não foi tarefa fácil. Por isso, o perfil publicado apresenta uma linguagem rápida e objetiva, passando dados essenciais da origem de Goku, sua representatividade, curiosidades e, claro, a relação do personagem com os games.

Aliás, esse perfil foi pautado para reforçar a temática da edição, que abordou especialmente o jogo Dragon Ball FighterZ, cujo lançamento é previsto para o dia 28 de setembro deste ano para o Nintendo Switch.

Confira abaixo, na íntegra, a edição 106 da revista NintendoBlast. O perfil que assino está na página 9 da publicação.

Anúncios

um comentário

  1. […] cronologia de Metal Gear compreende um século (1918 a 2018), e Big Boss parece quase um Goku por tanto morrer (ou ser dado como morto) para depois aparecer “vivinho”. É assim logo […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: