Sobre Videogame Cultura

Criei o Videogame Cultura em 2017 para resgatar um exercício que me levou à profissão jornalística: a cobertura do segmento de jogos eletrônicos.

O nome do blog tem muita relação com isso, pois reconhece o game como uma mídia influente na formação de todo o complexo de hábitos humanos. Parafraseando Walter Benjamin, é ele que revela nossos hábitos.

O intuito aqui nunca foi fazer uma cobertura estilo hard news, mas sim gerar matérias analíticas. A priori, os textos seriam apenas opinativos. Mas ao longo de um ano, fui ampliando a proposta com novos formatos, como análises, prévias, reportagens, crônicas, entre outros.

Outro objetivo do Videogame Cultura é compor trabalhos que aumentem minha relevância e autoridade no segmento, cujos resultados foram positivos até então. Só em 2017, por exemplo, fui convidado a atuar como assessor de imprensa da 10ª Brasil Game Show (BGS) por meio de uma das mais conceituadas agências deste mercado.

Indiretamente, o blog também ampliou meu networking com profissionais da área e rendeu parcerias e novos projetos. Com tantas incumbências, ficou complicado estabelecer uma periodicidade.

Sendo assim, para evitar longos períodos sem novidades, o Videogame Cultura passou a registrar trabalhos publicados em outros veículos, com os devidos créditos. Nada mais justo do que dilatar o conteúdo aqui com colaborações feitas acolá. Uma solução para mostrar que esse esforço não estagnou.

Arkade

Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

Murillo Magaroti

Jornalista e escritor